Nos últimos anos, novas metodologias têm surgido na área de educação. Elas buscam se adequar ao atual momento da sociedade e às características das novas gerações, em um esforço para dinamizar o ensino. O método composto de trilhas de aprendizagem é uma das opções interessantes desse cenário.

Neste artigo, você entenderá o que é a trilha de aprendizagem e como ela se mostra uma alternativa interessante para ensinar crianças e adolescentes. Continue a leitura e confira.

O que são trilhas de aprendizagem?

Trilha de aprendizagem é uma metodologia de desenvolvimento que tem como foco a integração de diversas técnicas de ensino. O método pode ser aplicado em vários contextos e para diferentes públicos, como para profissionais no mercado corporativo, para alunos de uma universidade ou para crianças em fase de formação.

Uma das principais características dessa ferramenta é transformar o aprendizado em um processo contínuo e de longo prazo. Ou seja, aprender passa a ser uma parte natural do dia a dia.

O aluno tem total consciência das etapas que ele precisa percorrer para desenvolver um conhecimento e pode trilhar esse caminho em um ritmo próprio. Além disso, o uso de múltiplos recursos — como textos, vídeos, áudios, palestras, aulas práticas etc — faz com que a trilha de aprendizagem seja completamente dinâmica.

Quais as vantagens das trilhas no aprendizado das crianças?

Como você pode ver, trilhas de aprendizagem são uma excelente metodologia para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, afinal, trata-se de um processo lúdico para o aprendizado, em que o aluno realiza um percurso e vai conquistando novos conhecimentos a cada etapa que supera.

Separamos algumas vantagens interessantes desse modelo de aprendizagem. Veja a seguir.

Desperta a criatividade

O ensino tradicional muitas vezes peca no incentivo à criatividade. O formato das aulas costuma ser sempre o mesmo e os alunos não são desafiados com novas experiências.

A trilha de aprendizagem apresenta uma forma de aprender muito mais dinâmica, em que a criança pode usar a criatividade para superar obstáculos e avançar em seu próprio desenvolvimento.

Proporciona mais autonomia

As trilhas colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem e ele se torna protagonista em seu avanço. Essa autonomia é muito atrativa para crianças e adolescentes, já que esse empoderamento os impulsiona a buscarem um desenvolvimento constante.

Os alunos em uma trilha de aprendizagem não ficam às cegas e nem precisam estar sempre à espera de um mediador para alcançar novos conhecimentos. Com isso, eles criam senso de responsabilidade ainda quando pequenos.

Além disso, essa autonomia é interessante para respeitar o tempo de cada criança no aprendizado. A metodologia permite que cada um trace seu próprio caminho e faça o percurso em seu próprio tempo.

Favorece o engajamento

Por mostrar com clareza todo o percurso de aprendizagem e “dar as chaves” do avanço na mão de cada aluno, as trilhas de aprendizagem se mostram como um método extremamente engajador para crianças.

Elas se sentem curiosas com o que virá adiante e motivadas a fazerem novas descobertas. Por isso, essa pode ser uma excelente alternativa para filhos desanimados com a escola e com o ensino.

Viu como as trilhas de aprendizagem são um método inovador e positivo para desenvolver crianças e adolescentes? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para guiar você por essa novidade no mundo do ensino.

Leia outro texto que separamos para você e descubra também o que é Blended Learning! Leia aqui