É comum encontrar alunos que não gostam do modelo tradicional de ensino. Esse é o caso na sua casa? E se nós conseguíssemos inverter os processos?

Se você acha que essa ideia é estranha ou fantasiosa, está enganado. A sala de aula invertida é um modelo de ensino que veio para ficar e revolucionar o sistema educacional. Entenda o que é, os objetivos e características, além de como é possível trazer mais alegria e resultados para os estudantes.

Pronto para revolucionar o processo de aprendizagem de seus filhos? Então, veja como. Boa leitura!

O que é a Sala de Aula invertida?

Como o próprio nome diz, na sala de aula invertida os processos são trocados. Por exemplo, se normalmente a absorção de conteúdo é realizada na escola e o reforço em casa, nesse modelo, a lógica é o inverso. Sendo assim, a aprendizagem passa a ser autônoma e os professores atuam como tutores, com o objetivo de fixar o conteúdo e tirar dúvidas.

Nesse caso, pode-se dizer que há a junção do sistema EAD (Ensino a distância) e das metodologias mais tradicionais. Por isso, o modelo é, muitas vezes, chamado de híbrido. Na sala de aula invertida, os alunos usam as ferramentas tecnológicas para estimular a aprendizagem e o apoio presencial diário para retirar dúvidas e melhorar o desempenho.

Quais são os benefícios?

Veja agora quais são os benefícios da estratégia para pais e alunos.

Tempo otimizado

Em vez do professor gastar o tempo expondo conteúdo totalmente novo para os alunos, eles já chegam para a aula com conhecimento prévio. Com isso, a aula fica mais produtiva.

Engajamento

Na sala invertida, os alunos passam a ser protagonistas do seu próprio desenvolvimento. Assim, as aulas se tornam mais dinâmicas e interessantes. Além disso, a presença de alunos é maior, se comparada ao ensino tradicional.

Retenção de aprendizado

Quando o aluno é protagonista do próprio aprendizado, ele se vê mais motivado a aprender e reter o conteúdo. Muitas vezes no modelo tradicional o aluno assume papel passivo. Por vezes, ele pode ter dificuldade em seguir o ritmo do professor ou não se adaptar às metodologias utilizadas.

Tecnologia cuidadosa

A sala invertida conta com tecnologia e materiais suficientes para que o aluno desperte a curiosidade e tenha vontade de aprender. Com recursos com a gamificação, cada estudante é incentivado a bater suas próprias metas e se engajar com os demais alunos.

Como a Quantum trabalha?

A Quantum tem as estratégias perfeitas para o ambiente escolar e domiciliar. Em casa, conceitos e atividades ligadas à programação e robótica, a partir de uma jornada personalizada de aprendizado.

Na experiência em sala, pretende-se trabalhar da melhor maneira em grupo, a partir de comunicação efetiva, lidando com liderança e responsabilidade. Em todos os pontos, as atividades com os professores são essenciais.

Agora que você viu como funciona a sala de aula invertida, é hora de procurar mais informações sobre como ela pode ajudar seu filho a se desenvolver com mais autonomia e sucesso. Quanto mais a criança e o adolescente entenderem o que o mundo pedirá deles no futuro, mais preparados estarão para dar essa resposta.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você e seu filho. Esperamos por você!

You may also like

Comments are closed.

More in Educadores