Tarefas, filhos, trabalho, vida pessoal… Muitas obrigações acontecem ao mesmo tempo, certo? Você já parou para pensar sobre a importância de organizar uma rotina de estudos para crianças e analisou como isso pode afetar toda a família?

Introduzir hábitos de organização, principalmente para os pequenos, facilita o dia-a-dia. A ação funciona como uma base para aprimorar o aprendizado que, provavelmente, será levado ao longo da vida adulta. O hábito nos ajuda a investir o tempo de forma eficaz, o que é importante para todas as idades.

Selecionamos algumas dicas para você ensinar aos seus filhos e criar uma rotina de estudos adequada. Venha conosco e confira!

1.Estabeleça horários de estudo

Quando se pensa em comportamento, é fundamental lembrar que uma rotina estabelecida afeta positivamente a vida de uma criança. Ter horários certos faz com que seu filho sinta-se seguro, modificando suas atitudes de forma mais saudável e produtiva.

A estratégia também ajuda a saúde psicológica dos pequenos, pois reduz o estresse e mantém o ambiente mais tranquilo. Ou seja, toda a família sai beneficiada.

Horários de estudo no período da tarde são ideias para crianças que vão à escola de manhã. Já para os que vão após o almoço, umas horas pela manhã são ideais para se dedicarem aos estudos. A noite deixe-os descansar, reserve o tempo para o lazer e para os bons momentos em família.

2.Crie um cronograma de estudos para crianças

Elabore um planejamento para seus filhos. Uma agenda semanal pode ser útil, pois deixa todas as tarefas organizadas. Ela pode ser feita em uma folha, planilha digital ou em um mural. Se os seus filhos forem mais novos, vale usar a criatividade, encher de cores e desenhos.

Quando há um equilíbrio entre as disciplinas a serem estudadas e uma priorização das demandas da criança, ela se sente mais segura durante as provas ou qualquer tipo de avaliação.

Oferecer uma educação complementar é importante também, mas lembre-se: respeite os limites dos seus filhos. Não os sobrecarreguem com muitos conteúdos, afinal todos nós precisamos de momentos para a mente trabalhar de forma livre.

3.Prepare um local apropriado

Estudo é um momento para concentração e silêncio. O local onde as crianças vão ficar para estudar é tão importante quanto os hábitos corretos e os horários.

Mantenha o espaço de estudos limpo, bem iluminado e com boa circulação de ar. Deixe-o livre de distrações, como televisão, celular, pessoas circulando ou de qualquer outro fator que possa tirar a atenção da criança.

4.Acompanhe e incentive seus filhos

Em qualquer etapa da vida escolar, incentive os seus filhos. As pessoas apresentam melhor desempenho quando recebem reforço positivo e reconhecimento de membros da sua rede familiar.

Esteja sempre presente para o que as crianças precisarem, mas demonstre confiança e reconheça a capacidade de assumirem responsabilidades. Com esta atitude, você planta a semente de um adulto que sabe direcionar os seus estudos e crescimento pessoal.

Com base no que foi abordado, apresente a rotina elaborada previamente para os seus filhos. Conversem, combinem entre si como tudo acontecerá. Utilize da sua autoridade como pai ou mãe, mas dê sempre abertura para ouvir sugestões dos pequenos. Deixe este momento leve e divertido para todos.

Agora que você já sabe como organizar uma rotina de estudos para crianças, veja em outro artigo sobre o tema! Descubra como funcionam as trilhas de aprendizagem.