Em um primeiro momento, robótica parece uma disciplina para ser cursada apenas em uma faculdade da área, não é mesmo? Se você acha isso, vai descobrir neste texto que ensinar robótica para crianças tem se tornado uma prática cada vez mais comum e incentivada.

Se antes pensar nesse tema nos levava aos filmes e livros futuristas, hoje percebemos que os sistemas robóticos e a inteligência artificial fazem parte do nosso dia a dia – e também da rotina das crianças. Por isso, esse tipo de conhecimento deve permear o processo de crescimento dos pequenos.

As diversas habilidades que envolvem esse tipo de curso são extremamente valiosas para o público infantil. Continue a leitura e veja como vale a pena investir no ensino dessa matéria para as crianças!

Como funciona o ensino da robótica para crianças?

Quando falamos do ensino de robótica, devemos lembrar que as crianças e adolescentes da sociedade atual fazem parte das gerações Z e Alpha. Esses grupos têm como principal característica serem nativos digitais, o que significa que já nasceram em um contexto altamente tecnológico.

Esse é o principal fator que faz a disciplina ser extremamente interessante para esse público. Eles estão habituados a lidar com sistemas inteligentes diariamente, e entender as perspectivas de construção dessas ferramentas e programas faz com que o ensino seja atrativo e engajador.

Embora não exista uma idade mínima obrigatória para ingressar nesse tipo de curso, o ideal é que a criança já tenha desenvolvido habilidades de raciocínio lógico. As atividades serão direcionadas à cada idade, considerando as características da infância.

Quais são os benefícios desse aprendizado?

Ensinar robótica para crianças é fomentar o desenvolvimento intelectual e cognitivo delas. Os benefícios desse aprendizado se estendem não apenas na infância, mas ao longo de toda a formação pessoal. Veja algumas vantagens desse tipo de curso.

Aprender se divertindo

É interessante pensar que a robótica sempre foi vista como uma área complexa, já que une algumas disciplinas mais desafiadoras para os estudantes, como física, matemática, informática, mecânica, ciências e engenharia.

No entanto, o curso voltado para o público infantil mostra que é possível aprender esses conteúdos de forma eficiente e divertida. Esse aprendizado interdisciplinar é valioso para criar interesse genuíno e permitir um desempenho melhor nessas áreas.

Construir competências socioemocionais

Mais do que envolver disciplinas, o ensino de robótica para crianças contribui também para a construção de competências socioemocionais que são altamente requeridas no século XXI, como por exemplo:

  • raciocínio lógico;
  • criatividade;
  • colaboração;
  • pensamento crítico.

Aguçar a curiosidade

Por fim, cursos de robótica para crianças permitem um desenvolvimento aguçado da curiosidade, já que as atividades se configuram como uma busca constante pela experimentação. Os pequenos têm liberdade para inovar, testar possibilidades e encontrar formas de fazer com que processos aconteçam.

Agora você já sabe que de fato vale a pena ensinar robótica para crianças. A infância é o período ideal para desenvolver habilidades cognitivas, sensoriais e lógicas e essa disciplina consegue unir todas essas características em prol do crescimento dos alunos.

A Quantum Space pode contribuir para o desenvolvimento dos seus filhos. Entre em contato conosco, conheça nosso curso de robótica e outras opções incríveis de atividades!