O momento exige que os pais tenham bastante paciência e bom senso para conscientizar as crianças, pois a proteção contra coronavírus é uma ação fundamental para a sociedade ter mais qualidade de vida.

O Covid-19 é uma preocupação mundial que está afetando a vida de indivíduos em todo o mundo e causando impactos em diversos setores da economia. A pandemia já é responsável pela morte de milhares de pessoas.

Por isso, é muito importante que as crianças sejam orientadas sobre como agir para evitar a doença. Neste post, abordaremos 4 dicas sobre o que fazer em casa durante a quarentena. Confira!

1. Estimular a leitura

Deixar a criança o tempo todo vendo televisão ou brincando nos dispositivos móveis está longe de ser uma iniciativa ideal para ela se desenvolver, não é mesmo? Aproveite a oportunidade para o seu filho ter um contato maior com o mundo da literatura.

É interessante selecionar obras literárias interessantes para a criança despertar o gosto pela leitura. Não adianta, por exemplo, dar um livro de 100 páginas para um menino ou menina que está em processo de alfabetização.

Procure, na medida do possível, fazer a leitura das obras literárias com o seu filho. Depois, conversem sobre os trechos lidos durante o dia. É uma maneira de ter um contato mais próximo com a criança.

Também é possível ler conteúdos sobre as medidas de proteção contra coronavírus com as crianças. Essa iniciativa é uma forma de conscientizá-las sobre os impactos da doença na sociedade.

2. Brincar de jogos educativos

Se está com dificuldades de pensar sobre o que fazer em casa durante a quarentena com o seu filho, é interessante avaliar, com carinho, a possibilidade de adotar jogos educativos, que ajudem na aquisição de conhecimento por meio de perguntas e respostas.

Antes de iniciar a brincadeira, veja se as perguntas podem ser compreendidas e respondidas pela criança. Você ainda pode usar a criatividade e criar um jogo com perguntas e respostas sobre o Covid-19. É uma ação positiva que colabora na compreensão das medidas necessárias de proteção contra coronavírus.

3. Assistir a filmes

Não é fácil criar um roteiro sobre o que fazer em casa durante a quarentena. Mas é possível utilizar a tecnologia a seu favor. Nesse caso, aproveite o potencial do YouTube e do Netflix, por exemplo, para colocar na agenda, os filmes que despertam o interesse do seu filho.

Mesmo que ele já tenha visto no cinema anteriormente, um filme é uma alternativa para prender a atenção da criança. A recomendação é que seja feita uma lista das obras cinematográficas a serem assistidas durante o dia ou semana.

Ver filmes com o seu filho é uma forma de você ficar ainda mais próximo dele durante o período de prevenção contra a pandemia. Procure, pelo menos, assistir a um filme por dia, para a criança não ficar muito tempo vendo televisão.

4. Baixar aplicativos educativos

As crianças estão cada vez mais inseridas no mundo tecnológico, o que pode ser útil na abordagem de medidas de prevenção contra o Covid-19. Esse fator também pode ser usado na aquisição de conhecimento.

Você pode baixar para o seu filho o Quantum – Aplicativo Educacional para crianças. Basta fazer o cadastro no nosso site para receber o login e a senha e fazer cursos, como o de uso de drones.

Outra dica é baixar os aplicativos Lingokins (ideal para o ensino de inglês) e o Playkids, que contém jogos educativos e vídeos para a garotada.

Também vale a pena as crianças conhecerem museus do mundo inteiro pela internet. É uma atividade que ajuda bastante no entretenimento.

Qualquer ação positiva é imprescindível na proteção contra coronavírus. Procure despertar o gosto do seu filho pela ciência e ajudá-lo a desenvolver habilidades socioemocionais para conviver melhor com as dificuldades.

Para ajudar outras pessoas, vale a pena compartilhar este post nas redes sociais, não é mesmo? Afinal, o conhecimento é o melhor caminho para vencer o Covid-19.

Posts Relacionados