A tecnologia tem dominado o mundo. As pessoas usam cada vez mais sistemas informatizados para fazerem ações simples, como pedir comida no restaurante e fazer transferências bancárias.

Tudo isso indica que, no futuro, as profissões serão diferentes das atuais, já que muitos cargos existentes hoje não serão mais necessários. Por isso, de acordo com a ONU, 65% dos empregos dos próximos anos ainda não existem.

Dessa forma, os pais têm a responsabilidade de proporcionar aos filhos, os conhecimentos necessários para ocupar as vagas que estarão disponíveis. Neste texto, você verá quais são as áreas de atuação das profissões mais esperadas no futuro.

Quer saber quais? Então, veja agora. Boa leitura!

Inteligência Artificial

A Inteligência Virtual (IA) já é realidade no país e no mundo. Com ela, é possível que a máquina opere de forma parecida com o modo como os humanos executam as tarefas. Podem ser usados para tirar dúvidas dos consumidores e até tomar decisões complexas, como na bolsa de valores.

No futuro, a tendência é que a IA seja utilizada por todo o mercado, com capacidade de influenciar ainda mais o dia a dia das pessoas. Para isso, será necessário ter pessoas capazes de programar, ensinar e analisar os resultados obtidos.

Robótica

Como você pode ver, os processos estão cada vez mais automatizados. Nesse sentido, os robôs serão capazes de assumir ainda mais funções nas empresas, hospitais, escolas etc.. Desse modo, também serão necessários profissionais que elaborem os projetos de criação e manutenção de toda cadeia robótica.

Esse tipo de projeto deve ser executado por desenvolvedores que tenham amplos conhecimentos em robótica e programação. Além disso, serão necessários cargos para supervisão e otimização dos robôs.

Desenvolvimento de games

A cultura de games é antiga. Entretanto, engana-se quem acredita que ela diminuirá com o passar do tempo. Ao contrário, a tendência é que o mercado cresça ainda mais. Com máquinas mais velozes, haverá ainda mais espaço para que as empresas criem seus jogos e engajem os clientes.

O profissional para ocupar esse cargo precisa entender de programação, modelagem 3D e animação.

Sustentabilidade

Anteriormente, questões ligadas a sustentabilidade não recebiam a devida importância. Mas com o tempo, o quadro mudou. Agora as empresas passaram a ser responsabilizadas ou elogiadas pelas posições que elas têm quando o assunto é a preservação do meio ambiente.

Como a questão pode impactar os resultados da empresa, mais profissionais serão requisitados para tomarem conta da execução e análise de práticas sustentáveis. Além de ajudar o meio ambiente, a tendência é que a própria sociedade consiga explorar com sabedoria os recursos ambientais, melhorando a economia local.

Big Data

Você já parou para observar a quantidade de dados que são emitidos todos os dias? Login em aplicativos, 2ª via de transações bancárias etc. As empresas que já aprenderam a utilizar esses dados para entenderem melhor o comportamento dos consumidores, prevendo as novas preferências deles ao planejarem novos serviços e produtos.

Para ocupar essa posição, os profissionais deverão ter ótima capacidade de análise e entender como funciona a mineração de dados.

Agora que você sabe quais são as profissões do futuro, é hora de estimular seus filhos a serem independentes e procurarem as habilidades necessárias, principalmente a partir de projetos. Vale lembrar que a tendência é que os profissionais tenham que mudar várias vezes de profissão. Ou seja, deve-se aprender a reaprender para continuar no mercado.

Falando em aprendizagem, um modo interessante de se aprender é com Design Thinking. Aprenda tudo sobre isso agora. Esperamos por você.