A educação infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças, para sua formação de visão de mundo e é, também, uma base fundamental para a vida adulta. Existem várias maneiras de ensinar, ainda mais quando se trata de envolver os pequenos nas salas de aulas. Pensando nisso, você sabe o que é storytelling?

Este recurso é usado há muitos anos, não apenas por professores, mas por pais e responsáveis no convívio diário do lar. É um jeito divertido, lúdico, próximo e que gera muito interesse pelas crianças. Afinal, elas são curiosas e quanto mais estímulo de contação de histórias elas tiverem, maior a chance de prender a atenção e transmitir uma mensagem.

O que acha de entender mais sobre o storytelling e como essa prática pode ajudar no desenvolvimento infantil? É o que falamos no conteúdo abaixo. Continue a leitura!

O que é storytelling?

O storytelling é uma técnica muito usada em diversos segmentos, incluindo o da educação. Na tradução para o português, é o que chamamos de contação de histórias. Ou seja, é quando o educador explica algo sem usar necessariamente um livro ou escrever no quadro, por exemplo. Ele reúne a classe e começa a contar os fatos, seguindo uma narrativa que é capaz de atrair a atenção dos alunos.

Assim, ao entender o que é storytelling, fica mais fácil usar a prática para encantar as crianças, principalmente quando são temas mais ricos a serem trabalhados, como tecnologia, empreendedorismo, temas ligados à ciência e, até mesmo, à física e matemática.

Como o storytelling ajuda na educação?

Dentro da escola, a técnica proporciona maior facilidade de entendimento e desenvolve o raciocínio lógico nas crianças. Ao mesmo tempo, também dá uma boa base para que os pequenos desenvolvam suas habilidades socioemocionais, algo tão importante para qualquer pessoa.

Já dentro de casa, o storytelling é uma forma de criar momentos que conectam pais e filhos. A prática ajuda a estimular que o pequeno sempre escute os pais, aprenda com o que dizem e os veja como uma ótima fonte de informações para tirar dúvidas, por exemplo.

Na prática, como usar o stortytelling?

Uma boa aula com storytelling pode ser feita em um espaço aberto, descontraído e tendo o professor como ponto principal para a contação de histórias. Porém, é fundamental a participação das crianças. O docente pode fazer perguntas no decorrer da historinha, para estimular a troca de experiências e a reflexão sobre o assunto.

Outras ferramentas como brinquedos, fotos, objetos, música etc., ajudam a criar um cenário e ambiente ideais para a temática ser apresentada. Tudo isso contribui para uma educação criativa, moderna, interessante e envolvente.

Depois de entender o que é storytelling, o que acha de agendar uma aula experimental gratuita conosco? Seu filho terá uma imersão no mundo dos Games, Robótica, Empreendedorismo e no universo da cultura Maker na educação. É uma excelente oportunidade para conferir a técnica mais de perto!

Gostou do nosso material? Aproveite e entre em contato conosco para agendarmos a sua aula!

You may also like

Comments are closed.

More in Educadores