A educação está mudando cada vez mais e, com isso, muitas novas formas para ajudar no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes ganham destaque. Uma delas, sem dúvidas, está ligada ao ensino multidisciplinar, ou seja, várias frentes de conhecimento. Por isso, vale a pena saber o que é steam, uma das práticas mais modernas nesse sentido.

É bom reforçar que os jovens de hoje precisam de estímulos mais interessantes, principalmente por conta de recursos tecnológicos e inúmeras formas de comunicação. Sendo assim, quanto mais envolvidos com a escola eles estiverem, maiores são as chances de crescerem com uma educação sólida e que agregue, de fato, às suas vidas no dia a dia.

Pensando em ajudar você a entender o que é steam, preparamos um material com informações sobre a sua metodologia. Confira abaixo e boa leitura!

O que é steam?

Para saber o que é steam é importante entender primeiro que é uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Ela foi criada com base em projetos e desafios a fim de que a criança consiga desenvolver conhecimentos, habilidades e esteja preparada para ser protagonista de sua própria vida.

A Metodologia é uma evolução de stem que, traduzido para o português, significa Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Já no steam é acrescentada a vogal A para incluir as Artes, como literatura, dança, cinema, pintura, entre outros. Com a inclusão das artes, formamos uma educação que visa a estimular o pensamento científico, mas com embasamento interpretativo e reflexivo.

Como funciona?

Não basta apenas falarmos sobre o que é steam, é preciso saber como colocá-lo na prática. Como um de seus principais pilares é engajar os alunos a ter mais curiosidade e interesse no aprendizado, as aulas têm de ser mais imersivas. O que quer dizer, por exemplo, que são mais participativas, deixando a criança à vontade para compartilhar experiências.

Sendo assim, os conteúdos são integrados e transdisciplinares, ou seja, envolvem todas as cinco áreas de conhecimento que mencionamos acima. Afinal, na vida real, é exatamente assim que acontece, não temos afazeres separados por ciências, matemática etc. Na prática, o steam é feito da seguinte forma:

  • investigar;
  • descobrir;
  • conectar;
  • criar;
  • refletir.

Como aplicar o que é steam?

Agora, para aplicar o que é steam na educação infantil, vale a pena contar com algumas dicas que podem fazer toda a diferença. Algumas delas podem ser:

  • crie um espaço de aprendizagem: as salas de aula tradicionais podem ser substituídas por espaços mais dinâmicos, abertos e com maior facilidade para trocas de ideias e manuseio de ferramentas;
  • proporcione oficinas: sim, essa á uma ótima forma de estimular as crianças a colocar em prática tudo o que aprendem. Sem contar que são oportunidades que se mostram excelentes para que eles absorvam mais conteúdos;
  • transforme conceitos em aulas práticas: uma aula interessante é aquela que põe em prática o que a criança leu ou ouviu do professor. Uma dica é, por exemplo, mesclar temas de história com peças teatrais!

Conseguiu notar o que é steam e como essa metodologia é uma forma moderna de educação? Lembre-se de que as crianças de hoje estão cada vez mais sendo preparadas para um futuro em meio a muita tecnologia e habilidades pessoais!

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e entre em contato conosco!