Um dos primeiros momentos educacionais de um indivíduo é a alfabetização, em que ele aprende a ler e escrever. Esse processo, chamado de letramento tradicional, se junta ao letramento digital e é totalmente necessário para o crescimento em uma sociedade tecnológica e midiatizada.

Neste artigo, você vai entender melhor o que significa esse termo e como os pais podem trabalhar o letramento das crianças em relação às ferramentas digitais. Continue a leitura e confira!

O que é o letramento digital?

Vivemos na Era da Informação, que é marcada principalmente pelo desenvolvimento acelerado das tecnologias digitais e do ambiente virtual da internet. Nascer e crescer nesse momento da sociedade é completamente diferente do que seria há 50 anos. Novos conhecimentos e novas habilidades são requeridas das crianças.

É nesse ponto que entra o letramento digital, que é a aprendizagem do manuseio dessas tecnologias. As crianças da geração Alpha, nascidas após 2010, já são consideradas nativas digitais, pois cresceram em um contexto completamente tecnológico. Por isso, desde cedo elas precisam entender como lidar com dispositivos e plataformas da forma correta.

No letramento digital, essa compreensão não é nada superficial. A criança não é ensinada apenas no básico, ela ganha uma visão mais ampla de como otimizar o uso das ferramentas. Assim, consegue explorar o melhor da tecnologia, usando os recursos para resolver seus problemas, aprender coisas novas, interagir e criar.

Nesses casos, ela vai crescer com competências muito mais desenvolvidas nessa área, o que pode auxiliar em sua trajetória acadêmica e profissional.

Como trabalhar o letramento digital com as crianças?

Em muitos casos, o letramento digital nas crianças é praticamente intuitivo, já que elas se acostumam desde o início da vida a conviver com essas tecnologias, vendo em casa e nas mãos dos pais. No entanto, é essencial que esse aprendizado seja conduzido pelos responsáveis.

Uma forma de trabalhar esse letramento com os filhos é explicando as dinâmicas de cada plataforma. Por exemplo, em vez de entregar um aparelho com um vídeo já ligado, é possível explicar como eles são gravados e colocados ali, como é possível fazer uma busca e o que cada símbolo significa.

Mais um meio para estimular o conhecimento do ambiente digital é apresentar a lógica computacional, que é o que está por trás de todos os sistemas tecnológicos modernos. A criança pode aprender regras básicas de programação e descobrir que ela mesma pode criar padrões para que uma sequência funcione.

Outro ponto importante do letramento digital é a explicação das regras e dos perigos que existem na internet. Conversar sobre as boas práticas de uso da web é fundamental para proteger os pequenos de programas, sites e pessoas mal intencionadas.

Acima de tudo, a criança deve saber que as tecnologias são neutras em si mesmas e que podem ser usadas para coisas positivas e negativas. Assim, ela deve ser guiada a aproveitar todos os benefícios que a internet e os dispositivos podem proporcionar para seu desenvolvimento.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender como os pais podem ajudar no letramento digital dos filhos. Esse é um processo importante no mundo moderno, que deve ser estimulado da forma adequada desde cedo.

Os cursos da Quantum Space têm metodologias voltadas para o letramento digital, que podem expandir o conhecimento e desenvolver habilidades nas crianças. Entre em contato conosco e conheça nosso ensino.