Todos estamos expostos à tecnologia em nosso dia a dia, e com as crianças isso não é diferente. Pelo contrário, elas nasceram em um mundo conectado. Assim, o uso de jogos digitais na educação infantil torna-se uma oportunidade de usar tais habilidades para promover um aprendizado de alta performance.

Em um cenário em que a oferta de conteúdo é vasta e disponível para as crianças e adolescentes em diversos canais, o professor não é mais o único detentor de conhecimento. As escolas enfrentam o desafio de concorrer com outras fontes de informação, e precisam investir em tecnologia para se tornarem mais atrativas para essa geração. 

Neste post, destacamos os principais benefícios do emprego de jogos digitais na educação infantil. Confira!

Promove o engajamento dos alunos

Não é novidade que a aprendizagem infantil se dá por meio do brincar e da criação de um ambiente lúdico, mas à medida que as crianças avançam nos anos escolares, o ensino vai se tornando mais sistemático, o que pode provocar perda de interesse. 

O uso de jogos digitais torna o aprendizado mais divertido, gerando uma maior identificação dos alunos com o método. Afinal, os jogos eletrônicos fazem parte da rotina dessa geração. Assim, essa abordagem promove mais interação entre eles e o professor e mais envolvimento com o conteúdo dado. 

As aulas deixam de ser vistas como uma obrigação, uma tarefa chata, e se tornam interessantes, desafiadoras e divertidas. 

Torna a aprendizagem mais dinâmica

No desenrolar dos jogos os alunos são chamados à ação, sendo estimulados a resolver problemas e encontrar soluções. De acordo com o game proposto, a interação e a movimentação podem exigir dos alunos decisões rápidas, o que torna o aprendizado mais dinâmico. 

Assim, um dos grandes benefícios do uso de jogos digitais na educação infantil é favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico, a autonomia para tomar decisões e também o potencial de liderança

Melhora a retenção do conteúdo

Ao criar um ambiente mais próximo da realidade do aluno, permitindo inclusive que ele se insira como um participante ativo no jogo, há um aumento significativo na retenção do conteúdo ensinado. 

Isso acontece tanto porque as aulas se tornam mais atrativas, quanto porque os alunos conseguem visualizar as disciplinas com mais clareza. Além disso, a participação do aluno nos jogos aprimora a concentração e a competição por si só, e é um estímulo que os mantém alerta. Os alunos se sentem desafiados a resolver as questões e a subir de nível no jogo. 

Estimula o trabalho em equipe

Por fim, outro benefício notável dos jogos digitais na educação infantil é o de fomentar o trabalho em equipe. A partir do formato do jogo utilizado é possível formar equipes que trabalham juntas em prol de um objetivo. 

Dessa maneira, é incentivado o diálogo entre os alunos, que devem trabalhar juntos para vencer o desafio. Além disso, essa dinâmica favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, promovendo a interação entre as crianças. 

Como vimos, são muitas as vantagens que a tecnologia pode trazer para o processo de aprendizagem infantil. No entanto, é importante saber empregar a ferramenta de forma estratégica para que os resultados educacionais sejam alcançados. 

Nesse sentido, é essencial buscar um curso de qualidade, garantindo o melhor aproveitamento dos jogos digitais na educação infantil. A Quantum Space oferece cursos interativos de programação, desenvolvimento de games e aplicativos e robótica, e está sempre focada no desenvolvimento humano, considerando as habilidades do profissional do futuro. 

Agora que você já entendeu os benefícios que os jogos eletrônicos podem trazer para a educação do seu filho, que tal entrar em contato conosco e agendar uma aula experimental? Esperamos você!