A gamificação (em inglês, gamification) se tornou parte das metodologias ativas do século XXI. A metodologia gamificada usa a lógica dos games no contexto educacional, tornando a aprendizagem mais atrativa para crianças e jovens.

Mas atenção: essa metodologia não significa apenas recompensar um aluno após o término de uma tarefa, mas usar o design, missões e desafios para o processo de aprendizagem.

Como trazer a gamificação para a sala de aula?

Pense em um jogo que tenha recompensas e dificuldades crescentes. A base dos jogos geralmente são: a descoberta, onde o jogador conhece o ambiente e como obter bônus; níveis; contagem de tempo; pontuação e ranking e prêmios. O game não precisa ter todos estes aspectos. Vale usar como referência diversos jogos já conhecidos: Mario, Perguntados, Minecraft entre outros.

Não necessariamente será preciso montar um aplicativo. O professor pode utilizar fichas, desenhos, moedas e gráficos.

Por que usar?

A gamificação pode ser a solução para um dos maiores problemas em sala de aula: o desinteresse.

Pense nos seus alunos: a maioria gosta de passar o tempo jogando em videogames, celulares e computadores. Só para ter uma ideia, 700 milhões de pessoas em todo mundo jogam online. E esses dados tendem a crescer cada vez mais.

Com isso, uma aula gamificada pode trazer o aluno para o mundo que ele já está acostumado, deixando a aula mais atrativa.

A metodologia nada mais é do que criar uma dinâmica para engajar e atrair a atenção dos alunos.

Outro ponto a ser destacado, é que nesse modelo de aula, os alunos tendem a trabalhar mais em equipe, tornando a aprendizagem maior através da colaboração dos colegas.

A gamificação também possibilita a multidisciplinariedade e temas de conhecimento geral.

Sendo extremamente atual, os alunos conseguem desenvolver as Habilidades do Século XXI com maior facilidade.

Na Quantum Educ, a maior parte dos conteúdos usam a gamificação para tornar temas complexos em didáticos e fáceis de aprender.

Conseguiu notar o que é gamificação e como essa metodologia é uma forma moderna de educação? Lembre-se de que as crianças de hoje estão cada vez mais sendo preparadas para um futuro em meio a muita tecnologia e habilidades pessoais!

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e entre em contato conosco!