Criar momentos especiais entre pais e filhos é essencial para estreitar relações e trazer mais leveza para a rotina. Principalmente neste momento, durante a pandemia do coronavírus. Então, é preciso inovar nas atividades para entreter as crianças. Uma ótimo opção é adotar os tutoriais de faça você mesmo.

Esse termo, que também é conhecido por do it yourself (DIY) virou moda no Brasil e no mundo, sugerindo que as pessoas usem as próprias habilidades e produtos de rotina para reinventar brinquedos, itens de decoração e roupas.

Neste artigo, trouxemos 4 sugestões de DIY para a família fazer e se divertir junta. Veja a seguir.

1. Pebolim de caixa de sapatos

O pebolim com caixa de sapatos é um ótimo exemplo de faça você mesmo que se transforma em um brinquedo clássico da criançada. Para fazer o DIY, vocês vão precisar de uma caixa de sapatos, pregadores de roupa, palitos de churrasco e material de customização, como papel de presente e tinta.

Além de usar coisas que a maioria das pessoas já tem em casa, esse tutorial mostra às crianças como é possível reutilizar itens e criar os próprios brinquedos. No fim, é só pegar uma bolinha e começar a jogar. E que tal começar um campeonato de pebolim?

2. Decoração do quarto

Durante a quarentena, muita gente resolveu mudar móveis de lugar e até trocar a cor de alguns cômodos. Imagine permitir que as crianças participem da pintura do próprio quarto e inventem formas e desenhos para decorar o ambiente?

Nesse DIY, é preciso ter tinta, pincéis para a parede, folhas de papelão e tesoura. Vocês podem recortar formatos vazados no papelão e, depois, basta deixar que as crianças pintem por dentro. É possível decorar o quarto com imagens de nuvens, flores, formas geométricas, estrelas e tudo o mais que a imaginação permitir!

3. Stop motion de massinha

Um faça você mesmo que vai conquistar desde as crianças menores até as mais velhas é o stop motion com massinha de modelar. Essa é uma técnica usada em muitos filmes de animação, como A Fuga das Galinhas e Wallace & Gromit, mas tem bases muito simples, que podem ser feitas em casa.

Vocês vão precisar apenas de massinha de modelar e uma câmera ou celular. Escolha uma superfície, pense na sequência e fotografe cada pequena mudança na massinha. Depois, é só usar algum aplicativo de edição de fotos e vídeos para reunir toda a sequência de imagens. As crianças podem criar pequenas histórias animadas e entender um pouco do processo de produção dessa técnica.

4. Customização de roupas

Blusas e casacos brancos que estão parados no armário podem ganhar novas cores com os tutoriais de DIY de tingimento de roupas. Junto com as crianças, enrole a peça e amarre com um fio dental. Dê um banho de água e bicarbonato de sódio e, com as peças úmidas, use tintas de tingimento para tecido para criar os padrões de cores.

Vocês podem usar mais de uma cor em cada peça e até mesmo tirar a cor de uma peça tingida com água sanitária. Vale inovar nas amarrações para criar novos formatos de estampa.

Viu como é possível se divertir em família com os tutoriais de faça você mesmo? Esperamos que vocês possam aproveitar essas dicas para inovar nos momentos entre pais e filhos. Agora, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Outras pessoas podem curtir as dicas e criar momentos especiais com essas sugestões de DIY.