Você já percebeu que o processo de desenvolvimento dos seus filhos não pode estar limitado às paredes da escola? Muitos pais já têm consciência da necessidade de oferecer estímulos extras às crianças e adolescentes e, por isso, passaram a apostar em educação complementar.

Continuar aprendendo fora da escola é o caminho para explorar o potencial de cada criança de forma leve e divertida desde a infância.

Neste texto, você entenderá como a educação complementar funciona, sua importância e as principais vantagens de investir nessa tendência. Continue a leitura e confira!

O que é educação complementar?

A escola tradicional tem um papel fundamental no ensino de uma criança, dando os subsídios necessários para a construção de conhecimentos acerca da sociedade e iniciando nos caminhos teóricos e práticos das disciplinas básicas.

No entanto, ainda existem lacunas de conhecimentos que poderiam ser preenchidas na formação cultural e social da criança e é nesse ponto que a educação complementar se torna estratégica no desenvolvimento de cada indivíduo.

O ensino fora da escola se torna responsável por agregar valores culturais e sociais, além de desenvolver aspectos motores, emocionais e cognitivos.

A criança é estimulada em diferentes áreas e pode descobrir seu potencial para segmentos específicos de conhecimento ainda na infância. Isso, certamente a tornará um adulto mais consciente de si e de suas próprias capacidades e desejos.

A educação complementar pode se viabilizar de diversas formas, mas, o mais importante, é que seja dinâmica e prazerosa para os alunos. Os cursos fora da escola podem ser voltados para disciplinas específicas, como idiomas e robótica ou podem ter um caráter mais abrangente, abordando temas como empreendedorismo e inovação.

Quais são as vantagens do ensino complementar?

Um dos principais benefícios de investir em ensino complementar para crianças é o desenvolvimento de um repertório mais vasto de conhecimentos e vivências. Os alunos têm uma oportunidade valiosa de colecionar experiências sociais, explorar sua criatividade e terem a liberdade de desenvolver soft skills — competências socioemocionais como autoconhecimento, liderança e empatia — de forma prática.

Além disso, ao longo da infância, os pais podem perceber áreas favoritas e de melhor desempenho em seus filhos. Assim, têm a oportunidade de fomentar esse interesse e garantir o aperfeiçoamento em matérias que realmente são desejadas pela criança ou adolescente.

Mais uma vantagem de metodologias extracurriculares é a possibilidade de o aluno aprender de modo mais leve, lúdica e divertida, sem o peso do ensino tradicional. Esse dinamismo favorece o processo de aprendizagem e o torna mais prazeroso.

Como escolher uma metodologia de ensino?

Na hora de escolher uma metodologia de ensino complementar, é fundamental pensar no bem-estar das crianças e no conhecimento que será agregado aos saberes já passados na escola. O objetivo é justamente oferecer acesso a experiências que sejam diferenciadas da escola tradicional.

Por isso, é interessante buscar por metodologias ativas, que colocam em foco a performance de cada criança e dão mais liberdade para experiências de construção não linear de conhecimento. Como exemplo, podemos citar as metodologias Sala Invertida, STEM e Cultura Maker, que colocam os alunos como principais personagens no processo de aprendizagem.

Espero que você tenha notado o potencial da educação complementar para o desenvolvimento das crianças. Essa é uma oportunidade valiosa para ampliar conhecimentos teóricos e socioculturais durante o processo de formação de um indivíduo.

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais! Outras pessoas podem achar este tema interessante.

You may also like

Comments are closed.

More in Educadores