O Dia Mundial da educação foi instituído com o objetivo de que as 164 nações tenham o compromisso de desenvolvimento na educação até 2030. A data foi estipulada durante o Fórum Mundial de Educação de Dakar, que aconteceu em 2000 no Senegal.

Esse marco traz a reflexão de como a educação está sendo efetiva no nosso cotidiano. Sabemos que as escolas e educadores têm forte ligação com o desenvolvimento cognitivo, habilidades socioemocionais, linguagem, raciocínio e compreensão dos alunos.

Quais foram as metas estipuladas?

O “Marco de ação de Dakar”, conhecido como Dia Mundial da Educação, foi um fórum que apresentou seis metas. Entre elas, destacamos:

  1. A expansão e melhoria dos cuidados e a da educação de crianças pequenas, tendo atenção para as crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem;
  2. Alcançar melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos, especialmente mulheres, e acesso equitativo à educação básica e continuada;
  3. Assegurar que todas as crianças, principalmente meninas e crianças em circunstâncias difíceis, tenham acesso à educação primária, sendo obrigatória, gratuita e de boa qualidade;
  4. Eliminar a diferença de gênero na educação primária e secundária, tendo enfoque na garantia ao acesso e ao desempenho pleno e equitativo de meninas na educação;
  5. Melhorar todos os aspectos que envolvem a qualidade da educação, garantindo excelência. Essas melhorias serão reconhecidas e mensuráveis, envolvendo principalmente a alfabetização, matemática e habilidades essenciais.

O Dia Mundial da Educação foi efetivo?

Para que fosse possível mensurar os resultados das nações, a ONU apresentou um relatório em 2015 com dados sobre o que havia sido feito. Além disso, no documento, é possível conferir quais aspectos precisam de melhorias e algumas sugestões de ações que podem ser tomadas.

Ao analisar os números, é possível perceber que todos os países se esforçaram para ter progresso educacional. Cerca de 34 milhões de crianças a mais começaram a frequentar a escola por conta do encontro. Mas ainda existem aspectos a serem melhorados.

Como escolas e educadores podem transformar a educação pensando no Dia Mundial da Educação?

Instituições de ensino e professores tem um papel fundamental na melhoria contínua da educação de crianças, jovens e adultos.

O primeiro passo é estar atento a todas as metodologias ativas que podem ser implementadas nas aulas. Conceitos como B-Learning, Cultura Maker e STEM podem ajudar que as habilidades socioemocionais sejam desenvolvidas, juntamente com o conteúdo programático.

Como minha escola pode contribuir?

Incentivadas pelo Dia Mundial da Educação e pela Educação 4.0, escolas e educadores podem aproveitar a proposta do BNCC referente ao Novo Ensino Médio e realizaram as mudanças em todos os níveis educacionais.

Entre as possibilidades, estão o ensino de habilidades do século XXI através da lógica de programação, incentivos para que todos pensem sobre inovações e empreendedorismo, raciocínio lógico através de legos educacionais e mudanças no modo de ensino.

A Quantum tem o objetivo de ajudar que todos possam ter acesso à educação de qualidade e efetiva. Por isso, temos soluções para escolas, professores e crianças.

Entre elas estão: cursos pelo aplicativo, cursos presenciais, certificações para educadores, plataforma de ensino e suporte para escolas. Entre em contato conosco para saber como participar.

You may also like

Comments are closed.

More in Educadores