“Se inovar é arriscado, não inovar também é.”

Inovar é preciso. Na atualidade, oferecer excelência no serviço e grandes tecnologias não é o bastante, pois grande parte das empresas fazem isso em seu cotidiano. Então, faz-se necessário reinventar os modelos de negócios e adequar os produtos e serviços as necessidades e vontade humanas.

Design Thinking se refere ao modo como o designer pensa, que deve ser um pensamento abdutivo, fazendo questionamentos para que haja a compreensão dos problemas coletados durante as observações. A chave para a inovação é abduzir e desafiar para quebrar os padrões e pensar “fora da caixa”.

O processo é dividido em três etapas:

Imersão                      Ideação                             Prototipação

A ordem não precisa ser seguida ao pé da letra, o designer pode partir da imersão para a prototipação e ir aprimorando seu protótipo a partir das análises da segunda etapa.

Etapa 1: Imersão

Preliminar: Identificar e entender o problema – Enquadramento, pesquisa exploratória e pesquisa desk

Profundidade: Achar necessidades e oportunidades para encaminhar o projeto na segunda etapa – Pesquisas de campo sobre as necessidades e vontade dos clientes e criação (base) para o projeto na segunda etapa.

Etapa 2: Ideação

A fase de ideação é desenvolvida a partir da busca por solucionar e suprir as necessidades encontradas na primeira etapa através das pesquisas com clientes. Brainstormings são fundamentais nessa parte e cada ideia é analisada levando em consideração todos os resultados das pesquisas de campo, afinal o foco principal do designer thinking é a inovação levando em conta as necessidades e vontades dos clientes (consumidores finais).

Etapa 3: Prototipação

Essa pode ser considerada uma das etapas mais importantes (e cautelosas) de todo o processo: a hora de colocar em pratica as ideias desenvolvidas. Até então todo o projeto foi criado a partir de pesquisas e conceitos obtidos nas primeiras etapas, a prototipação é a passagem do abstrato para o concreto, é a hora de tonar real, de testar com os clientes se as ideias estão indo no caminho certo ou se serão necessárias mudanças para alcançar o objetivo.

O conceito de Design Thinking mostra, em todo seu processo, que é possível inovar em sintonia com as ideias da sua empresa, colocando o ser humano como foco principal em todas as ações tomadas. Através da utilização desse método você irá revolucionar seu negócio, com o grande diferencial da inovação, caminhando cada vez mais em direção aos seus objetivos e sucesso.