O isolamento social provocado pelo Covid-19 tem sido um momento desafiador para as famílias. Com a necessidade de fazer home office e a interrupção das atividades de creches e escolas, muitos pais se perguntam como lidar com as crianças na quarentena.

Primeiro, é importante destacar que a situação do coronavírus precisa ser compartilhada de forma clara com os pequenos, permitindo que eles entendam como a doença funciona, como é possível se proteger e porque todos devem ficar em casa. Explicar o cenário ajuda a evitar a irritação das crianças em não poderem ver os amigos pessoalmente e passear, por exemplo.

No dia a dia, é preciso que os pais se reinventem e usem a criatividade para entreter as crianças na quarentena. Se suas ideias já acabaram, queremos sugerir mais 5 atividades que podem ser realizadas dentro de casa. Continue a leitura e confira!

1. Fazer uma oficina de artes

É comum que crianças gostem de desenhar, pintar e usar as mais diversas texturas para criar suas artes. Mas nem sempre essa é uma atividade feita de forma direcionada ou acompanhada pelos pais. Que tal instigar a criatividade dos pequenos oferecendo diferentes materiais e propondo algumas novas formas de artesanato?

É possível fazer uma oficina temática, deixando o prazo de alguns dias para que cada um realize seus trabalhos artísticos. No fim do período, a família pode fazer uma exposição, onde cada um apresenta o que criou.

2. Começar um clube do livro

Estimular a leitura nas crianças é muito importante para aflorar a criatividade e permitir que elas tenham acesso a nova histórias, cenários e ideias. Por isso, começar um clube do livro ou ter um momento de leitura fixo ao longo dos dias pode ser uma excelente atividade.

Se as crianças forem pequenas, a leitura pode acontecer junto com os pais e, se forem maiores, cada uma pode ler em um momento do dia, se reunindo para dividir o que entenderam para os pais e irmãos depois.

3. Criar e interpretar peças de teatro

O teatro é uma atividade que pode entreter as crianças na quarentena e despertar muitos talentos. Além de envolver a leitura de alguma história, ela estimula a criatividade e a oratória.

Depois de dividir os personagens, criar figurinos e cenários e ensaiar bastante, que tal usar aplicativos para fazer uma transmissão ao vivo da peça para membros da família ou amigos que estão longe?

4. Fazer um desafio de fotografia

Hoje em dia, a maioria das crianças possuem celulares ou tablets e passam bastante tempo neles, jogando ou assistindo vídeos. Mas que tal usá-los como câmeras em um desafio de fotografia temático? Essa atividade, além de estimular a criatividade, treina o olhar fotográfico e o senso estético.

5. Brincar de chef de cozinha

Um momento que não pode faltar se você quer envolver as crianças na quarentena é a brincadeira de chefs de cozinha. Ensinar receitas e cozinhar junto com os pequenos costuma ser uma atividade alegre, que une a família e gera uma concentração positiva da criança na tarefa. Com a prática, elas podem até mesmo sugerir novidades e propor um cardápio específico.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que essas atividades ajudem sua família a lidar melhor com as crianças na quarentena, proporcionando momentos felizes que estimulem habilidades de forma leve e lúdica.

Que tal receber em seu e-mail mais conteúdos que falem sobre como pais podem colaborar para o desenvolvimento infantil? Se você acha uma boa ideia, é só assinar nossa newsletter!