Toda empresa possui seu modelo de negócio e é através dele que os objetivos, caminhos e mudanças referentes ao negócio são traçados e realizados, mas o que faz a diferença de uma empresa para outra é a forma que esse modelo é formatado. É necessário inovação em todo plano de negócios para ter o diferencial que te encaminhará ao sucesso. O livro Business Model Generation lista os passos que precisam ser tomados para atingir o objetivo.

O primeiro passo é definir o plano de negócios da sua empresa (qual o objetivo?). Após isso, são elaborados os elementos fundamentais para o modelo, sendo eles: Segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custo. Em seguida, monta-se o quadro de modelo de negócio, onde os elementos são divididos e as ideias colocadas em sua parte correspondente. O intuito desse quadro é projetar, alinhar, ilustrar e esclarecer o modelo.

É importante dizer que não existe um único modo de estruturar os modelos de negócios, mas podemos encontrar alguns padrões que auxiliam na criação do mesmo, como por exemplo, padrão de modelo de negócio desagregado que é a coexistência de inovação de produtos, clientes e infraestrutura. O modelo cauda longa, que visa vendas não tão frequentes e constantes, mas com maior variedade de produtos e também os modelos multilaterais, que unem dois ou mais perfis de clientes interdependentes.

O design diz respeito a todos os aspectos do produto, desde a pesquisa sobre necessidades e vontades dos clientes, as fases de ideação, pensamentos visuais, protótipos e testes com clientes. O trabalho do designer é desenvolver um produto que agrade os clientes e seja inovador para produzir um diferencial com os concorrentes.

Conforme dito anteriormente, não existe um único modelo a ser seguido, ele deve estar de acordo com os propósitos e necessidades dos clientes e, dessa forma, as estratégias também devem ser alteradas para se enquadrar da melhor forma as ideias. O livro aborda o conceito de estratégia Oceano Azul, que questiona os modelos de negocio pré-estabelecidos, as propostas de valor e avalia a busca por novos grupos de cliente.

Cada projeto de criação dos modelos de negócio encontra seus próprios desafios, visto que as necessidades e ideias mudam de empresa para empresa. O alinhamento dos conceitos apresentados no livro Business Model Generation em junção aos ideais das empresas e os conceitos de inovação podem, e devem,  ser um grande fator para o inicio ou consolidação do seu negócio.