A sociedade tem passado por uma verdadeira transformação digital, com as tecnologias performando no centro das relações interpessoais, das práticas da indústria, da rotina de empresas e, também, das metodologias de ensino. Hoje, brinquedos educativos podem ir muito além dos analógicos, usando inteligência artificial para atrair a atenção das crianças.

Neste artigo, queremos compartilhar com você o impacto da tecnologia no desenvolvimento infantil e mostrar como jogos educativos digitais são excelentes alternativas para estimular diversas habilidades nos pequenos. Continue a leitura e confira!

Como o digital tem transformado o desenvolvimento das crianças?

Falar da relação que as crianças têm com a tecnologia não é nenhuma novidade. As gerações Z (de nascidos entre 1995 e 2010) e Alpha (dos nascidos a partir de 2010) são consideradas nativas digitais, o que significa que seus indivíduos já nasceram imersos em um mundo tecnológico, com acesso à internet e a dispositivos como computadores e smarphones.

O contato com dispositivos móveis e plataformas online desde a primeira infância dá às crianças uma facilidade acima do normal para lidar com essas tecnologias. Mais do que isso, elas pararam de se atrair pelo analógico e preferem brincar com telas, joysticks e outros recursos.

No entanto, não é preciso ver essa mudança de comportamento como negativa. Pelo contrário, por meio da tecnologia, as crianças podem desenvolver habilidades cognitivas, emocionais, sensoriais e motoras, por exemplo. Para isso, os pais podem investir em jogos educativos digitais, substituindo-os pelos brinquedos educativos tradicionais.

Brinquedos educativos de lógica, estratégia e ação, que antes estavam em tabuleiros físicos, hoje podem ser apresentados às crianças em plataformas digitais. Os jogos educativos digitais ainda podem unir metodologias diferenciadas de ensino, como manipulação de drones, lógica de robótica e empreendedorismo.

Quais são os benefícios de usar jogos educativos digitais?

Por mais que muitos pais ainda valorizem os brinquedos educativos tradicionais para o desenvolvimento infantil, é fundamental considerar o uso também de jogos educativos digitais.

Um dos principais motivos para isso é a possibilidade de atrair um maior interesse das crianças. Com o alto nível de engajamento que o público infantil e adolescente tem com plataformas tecnológicas, usá-las nas brincadeiras e no aprendizado é um recurso para aumentar a motivação em alguma atividade.

Além disso, o ambiente virtual oferece uma experiência enriquecedora que pode agregar muito ao desenvolvimento. Os jogos educativos digitais têm complexidade, ativam emoções e geram verdadeira interação com o conteúdo.

Imagine aprender as Leis de Newton de forma lúdica e tecnológica por meio de um jogo com drones? Essa e outras possibilidades são ampliadas no universo virtual, ampliando também a qualidade do desenvolvimento infantil.

Jogos digitais podem e devem ser usados como brinquedos educativos. Essa é uma oportunidade de suprir o desejo das crianças pelo contato com a tecnologia e, ao mesmo tempo, conseguir gerar um aprendizado rico e engajador no dia a dia.

Se você gostou deste conteúdo, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais com outras pessoas? Afinal, esse é um tema extremamente pertinente para os dias atuais e pode ajudar famílias a liderem melhor com a tecnologia.

Nosso conteúdo foi recomendado pela editora Twinkl no material especial sobre a importância do brincar.

You may also like

Comments are closed.